Agende uma visita

Colégio Marista São Luís
Jaraguá do Sul

A história do atual Colégio Marista São Luís teve origem em 1912, na cidade de Jaraguá do Sul, quando o Pe. Pedro Franken iniciou as atividades da Escola Paroquial. Em janeiro de 1940, a pedido dos padres e da comunidade, os Maristas assumiram a direção do colégio. Em 2008, foi inaugurado o novo espaço Educação Infantil, com dois parques para atividades com as crianças.

Com uma estrutura ampla, configurada para uma aprendizagem significativa, o espaço estimula as crianças e auxilia o trabalho pedagógico dos professores. O São Luís atende mais de 900 crianças e jovens da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Matrículas de novos alunos

Relacionamento: 8h às 12h | 13h15 às 18h.

marista-idiomas_banner_700x120px

Conheça nossos diferenciais

Estrutura

Além de uma formação integral baseada em valores Maristas, ética e solidariedade, outros diferenciais do colégio são:

  • Dois parques infantis e ampla área verde
  • Modernos laboratórios equipados com lousa digital
  • Ginásio Poliesportivo com 3 quadras e campo de futebol society
  • Biblioteca com acervo informatizado e computadores
  • Salas de aula climatizadas e com multimídia

Período Ampliado

Visando uma educação ainda mais completa para seu filho, o Colégio Marista São Luís, oferece para os alunos do Infantil 2 ao 8º ano do Ensino Fundamental, o Período Ampliado, propiciando a aprendizagem por meio da vivência de situações que favorecem o desenvolvimento pessoal, social e acadêmico. Na estrutura Física e pedagógica diferenciada do Colégio, os estudantes frequentam as aulas regulares no período matutino e são acompanhados durante a alimentação, a higiene e o descanso. Durante a tarde, têm atendimento pedagógico com oficinas, atividades de lazer, recreação e acompanhamento das tarefas escolares. Na concepção Marista de Educação, a busca pela formação integral é incessante. Nesse sentido, com a ampliação do tempo de permanência do aluno na escola, temos a oportunidade de expandir a formação pessoal, social acadêmica, favorecendo a construção de identidade e autonomia.

Simulados

A preocupação com resultados acadêmicos de excelência é uma marca dos colégios Maristas. Para contribuir com a preparação dos estudantes nos principais exames externos, como vestibular e Enem, desde o Ensino Fundamental I e com maior intensidade no Ensino Médio, são aplicadas Avaliações de Larga Escala e Simulados. Os professores e coordenadores realizam a Gestão dos Resultados das avaliações por meio da análise do desempenho, comparação com indicadores nacionais e indicação de planos de desenvolvimento individualizados.

Núcleo Pastoral

Ter uma pedagogia baseada em valores humanos, éticos e solidários vai além de uma formação tradicional, unidimensional e carente de conceitos. Na Rede Marista de Colégios, as ações do Núcleo Pastoral buscam integração aos projetos pedagógicos, contribuindo com a acolhida, o diálogo e a valorização da identidade de cada aluno, ajudando-o a conviver com respeito e paz, e estimulando relações solidárias, amizade, espiritualidade e engajamento em projetos de vida. Nosso objetivo é fazer com que os alunos sejam responsáveis por suas escolhas e assumam um papel protagonista, humano e ético no mundo atual.

Cozinha Experimental

Através das aulas em nossa Cozinha Experimental, os alunos aprendem desde cedo a importância da alimentação saudável. Durante as aulas, os estudantes recebem a orientação do professor e posteriormente preparam pratos com opções de verduras, frutas e legumes. Através dessa dinâmica, o aluno entra em contato com diferentes alimentos e toma gosto por refeições altamente nutritivas.

Investigação

O Projeto de Investigação está totalmente alinhado ao perfil do aluno Marista: pesquisador, comunicador e solidário. Este processo forma crianças protagonistas do conhecimento, que pesquisam um tema escolhido a partir da sua própria curiosidade e do interesse da turma.

Saúde Bucal | Educação Infantil

O Projeto Saúde Bucal conta com a parceria de profissionais da área de odontologia. Esta ação acontece mensalmente e tem como objetivo orientar os alunos quanto aos hábitos de higiene bucal. O ensino desses cuidados utiliza uma linguagem adaptada à faixa etária dos alunos.

Literatura e Hora do Conto

Os projetos são parte da grade curricular de Língua Portuguesa e têm como objetivo incentivar o gosto pela leitura, com isso pretende-se estimular o aprofundamento e a interpretação do que foi lido. Os alunos da Educação Infantil participam de uma dinâmica e atrativa contação de histórias, que culmina em um debate sobre o tema estudado. Para os alunos do Ensino Fundamental e Médio, a ação se dá pela leitura de um livro, que através da variabilidade didática tem sua interpretação trabalhada na sequência.

Integração Família-Escola

O objetivo é fortalecer a parceria entre pais, educadores e alunos. Além disso, o projeto visa o estimulo à convivência no ambiente escolar por meio de oficinas, jogos e brincadeiras. O projeto encerra-se com um passeio ciclístico com a participação das famílias.

Ambiente Nota 10

Reduzir, reutilizar e reciclar são as três palavras que formam o tripé de sustentação do projeto Ambiente Nota 10. O objetivo é sensibilizar e despertar o interesse dos alunos para as práticas que colaboram com o cuidado com o meio ambiente.

Projeto Liderança

Desenvolvido em parceria com o Núcleo de Pastoral, o projeto promove a escolha do líder de classe de cada turma. Os líderes escolhidos são acompanhados pela assistente de alunos do Colégio e participam de cursos de formação, tendo como destaque os temas “o que é ser líder” e “focos da liderança”.

Escolha Profissional

Visa despertar o interesse e o conhecimento dos alunos sobre sua futura profissão. O projeto conta com a realização de uma entrevista e de um teste vocacional junto a uma psicóloga. O projeto também contempla a participação em seminários de profissões, visitas a universidades, distribuição de materiais informativos e palestras com profissionais convidados.

Aulões do Terceirão

O projeto reúne dois professores de áreas diferentes, que realizam uma revisão junto aos alunos. O Colégio também promove o Aulão Interdisciplinar de História e Geografia de Santa Catarina, em que os professores mediam o conhecimento de forma descontraída. As aulas acontecem uma vez por mês, sempre aos sábados pela manhã.

Sequência Didática

O projeto tem como objetivo trabalhar a interdisciplinaridade por meio de um tema comum entre os professores, que, por sua vez, montam as aulas de forma a articular conteúdos e exercícios. As sequências podem estar centradas em conteúdos de uma área do conhecimento e também integrar conteúdos de mais de uma disciplina.

Projeto Solidário

Ação pedagógica e pastoral com o objetivo de sensibilizar e oportunizar aos alunos a vivência da Educação para a Solidariedade. Os estudantes Maristas são protagonistas na ação transformadora “além dos muros da escola” por meio de diversas atividades como: arrecadações, encontros formativos, discussões de políticas públicas no programa Câmara.com e ação de voluntariado na comunidade. As iniciativas potencializam a vivência dos valores institucionais e atendem aos objetivos de São Marcelino Champagnat de “formar bons cristãos e virtuosos cidadãos”.

Projetos Pedagógicos

Conheça nossa
Proposta pedagógica.

Educação Infantil
+
Fundamental I
+
Fundamental II
+
Ensino Médio
+

Ensino forte e valores humanos.

Aqui você não precisa escolher entre um e outro.

ENSINO FORTE E VALORES HUMANOS.
AQUI VOCÊ NÃO PRECISA ESCOLHER ENTRE UM E OUTRO.

Agende uma visita no Colégio Marista São Luís