Blog "Você Sabia"

“Valores para a educação de jovens nos dias atuais”

Por Valentin Fernandes

Ao contrário do que muitos dizem, não estamos vivendo em uma época de perda de valores. Os valores estão ao nosso dispor, o que precisamos fazer é vivenciá-los, pois eles só têm sentido quando fazemos uso em nossas relações e vida cotidiana. Eles são atualizados com o passar dos tempos, conforme as culturas e os povos, mas não perdem sua essência.

A idade juvenil é o período das contradições, questionamentos, da construção da personalidade e identidade da pessoa como um todo. Por isso, a educação a partir de valores torna-se fundamental nessa fase da vida.

Conforme vai se conhecendo, o jovem busca modelos onde possa se espelhar. Hoje temos uma realidade escassa de líderes bons e éticos. As referências que o mundo apresenta são repletas de corrupção, desrespeito e ideologias que levam ao vazio e à insatisfação.

Como educadores Maristas, acreditamos na formação integral do sujeito. Por isso, não podemos formar apenas o jovem na dimensão acadêmica para passar nos vestibulares, cursar uma faculdade e ter um bom emprego. Ele deve receber uma formação para ser pessoa humana, que goste de gente, seja solidário com os outros, ame e saiba respeitar.

De que adianta um profissional ser excelente na dimensão intelectiva e não ter estrutura de valor para suportar o que uma vida profissional exige? O jovem deve ser muito bem preparado para os exames acadêmicos, mas também para enfrentar os desafios que a vida lhe apresentar.

O Colégio Marista é uma instituição confessional, pertencemos à Igreja Católica Apostólica Romana, no entanto, transmitimos nossos valores respeitando todas as religiões, trabalhamos a partir de elementos que dialogam com as culturas e nossa sociedade. A solidariedade, por exemplo, é um valor essencialmente cristão, no entanto, todas as pessoas, cristãs ou não, conhecem e valorizam sua prática.

Desenvolvemos os valores Maristas, que são: Espiritualidade, Espírito de Família, Simplicidade, Justiça, Presença Significativa e Amor ao Trabalho. Todos são vivenciados por meio dos projetos pedagógicos-pastorais, culturais, esportivos e sociais.

Os jovens necessitam de algo que os dê sentido, utilidade e ação. Se eles se envolvem em atividades nas quais possam colocar em prática os valores que aprendem, se desenvolverão como seres humanos de forma plena. Por isso, desenvolvemos projetos paralelos às aulas, como a Pastoral Juvenil Marista (PJM) e eventos de formação como o CLIMA – Curso de Liderança Marista.

O mundo necessita de líderes, de referências e modelos bons. É importante desenvolver o protagonismo, desde a infância até a juventude. Os jovens precisam ter voz e saber utilizá-la, sendo cidadãos e responsáveis pelo mundo como um todo.

O homem precisa ter consciência da sua liberdade, seus direitos e deveres e da responsabilidade pelos outros.  Quanto mais jovens protagonistas tivermos, menos exploração, violência e corrupção teremos. Líder protagonista é sinônimo de nação de valores. Nosso sonho, é que eles abracem o mundo e consigam transformá-lo em um ambiente melhor para todos.

Valentin Fernandes é diretor geral do Colégio Marista Criciúma, da Rede de Colégios do Grupo Marista do Grupo Marista.

ENSINO FORTE E VALORES HUMANOS

AQUI VOCÊ NÃO PRECISA ESCOLHER ENTRE UM E OUTRO